![]() |
No chão da Rua Campos Sales, alguns resquícios de história. |
Em geral, os pedestres não são lá muito atentos com os detalhes das ruas. Dificilmente abaixam ou levantam o olhar; para qual razão desviar o foco? É numa dessas andanças despropositadas, entretanto, que vamos descobrindo as belezas e surpresas do nosso bairro.
Na Rua Campos Sales, por exemplo, no trecho entre a Doutor Satamini e a Haddock Lobo, se não fosse pelo meu cadarço solto do tênis, provavelmente não teria reparado no antigo bueiro da Companhia Telephonica Brasileira que jaz por ali. De origem canadense e nacionalizada em 1956 pelo governo JK, a CTB foi a antecessora da Telerj, criada nos anos de 1970.
Além disso, é interessante observar as descontinuidades do piso da calçada. Toda a área do bueiro era preenchida por pedras portuguesas, o que nos faz deduzir que a Campos Sales mantinha esse padrão. Com as descaracterizações das últimas décadas, cada trecho, hoje, conta com seu próprio tipo de piso. A predominância, agora, é de piso acimentado, algo, sem dúvidas, muito menos charmoso do que as típicas pedras lusitanas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário