![]() |
Casario eclético da Rua Doutor Satamini na esquina de Professor Gabizo: desocupação e futuro incerto. |
Apesar do alarde na imprensa, estes tempos de crise econômica não chegou a afetar tão negativamente o comércio da Tijuca. Mas, houve uma exceção: o Odorico Bar, que fechou suas portas recentemente no bairro. Comentários à parte sobre a qualidade e popularidade do estabelecimento, que, no último ano, vivia sem clientela, o que chama a atenção aqui é o imóvel ocupado pelo bar.
Situado na esquina das ruas Doutor Satamini e Professor Gabizo (a uma quadra da Praça Afonso Pena), o Odorico foi um empreendimento bem-vindo à Tijuca não só por causa da sua bem-sucedida matriz ao lado cinema Estação Net Rio, em Botafogo, mas também porque reformou e resgatou um importante patrimônio tijucano.
Construído nos anos de 1920 em estilo eclético, o lindo casario passou décadas abandonado e à mercê da especulação imobiliária, que por pouco não forçou sua demolição. Segundo informações do Jornal O Globo, de 11 de agosto de 2005, a prefeitura havia tombado naquele ano o imóvel por recomendação do Conselho Municipal de Proteção do Patrimônio Cultural do Rio de Janeiro.
A crise parece ter afetado igualmente a matriz de Botafogo, também fechada há pouco tempo. O espaço diminuto onde o Odorico Bar funcionava na Rua Voluntários da Pátria já deu lugar a outro empreendimento comercial, mas, na Tijuca, o destino do imóvel ainda é incerto. Por tratar-se de um espaço relativamente grande e com limitações técnicas por ser Patrimônio, a manutenção é possivelmente custosa. Em suma, uma "boutique em ponto fraco". Esperamos que não volte a ser abandonado.
2 comentários:
Outro dia que passei pelo local, vi que pelo menos estavam removendo a sujeira e o entulho do desmonte do bar.
Realmente, foi lamentável o fechamento, pois o bar restaurou o antigo casarão. Nunca tive a oportunidade de frequentá-lo, mas sempre me pareceu um lugar muito agradável para se passar as horas com os amigos. A crise imobiliária fez com que centenas de estabelecimentos fossem fechados, vide o ocorrido na Rua da Carioca.
Mas é ÓBVIO que o Odorico iria fechar mais dia, menos dia. Estive lá uma vez, para nunca mais voltar: o atendimento foi um dos mais execráveis que já tive em toda a vida.
Postar um comentário